Teatro das Figuras

REDE AZUL | PLANO DE ATIVIDADES

REDE AZul

Cultura, Programação em Rede, Artes Performativas, Teatros, Públicos, Algarve



INTRODUÇÃO

A Rede AZUL [Rede de Teatros do Algarve] afirmou-se no ano de 2016 como uma estrutura cultural informal que visa o estímulo/facilitação da criação, circulação e promoção da oferta cultural de qualidade existente na região ao nível das artes performativas e das suas derivações e diálogos.

A Rede pretende ainda fomentar uma desejável e útil articulação entre os vários equipamentos regionais no que concerne às suas estratégias, metodologias e práticas de programação em determinadas áreas e segmentos, contribuindo também para a formação/consolidação e circulação (na região) de públicos para as áreas musical, teatral, performativa e coreográfica.


ATIVIDADES A DESENVOLVER

As atividades a desenvolver no ano de 2018 irão centrar-se em quatro vetores:
» Formação
» Apoio à Criação e Circulação
» Partilha de espetáculos
» Seminário

 

Formação

Pretende-se com esta aposta estratégica fomentar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais que trabalham diretamente nas estruturas associadas à Rede e outras que tenham interesse e necessidade formativa, em diferentes áreas como sejam a técnica (luz, som e imagem), a comunicação/marketing, a produção e/ou a programação.

A primeira formação a realizar será na área técnica, com o intuito de qualificar os profissionais da Rede que trabalham na área e outras pessoas interessados. As ações de formação irão realizar-se no segundo trimestre de 2018, sendo ministradas pela equipa técnica afeta ao Teatro das Figuras, em Faro.

Apoio à Criação e Circulação

Dando seguimento ao apoio à criação desenvolvido em 2016, é objetivo da Rede Azul manter este apoio e reforçar financeiramente esta vertente, dirigida às estruturas culturais do Algarve, no intuito de criar novos objetos artísticos a serem apresentados no ano de 2018 e a circularem nos diferentes espaços que integram a Rede.

Para 2018 o objetivo da Rede é – ao invés de uma Open Call – fazer uma encomenda direta a um coletivo de artistas composto por João Frade, Gijoe (Rafael Correia) e Ana Perfeito, acompanhados pelos músicos Paulo Machado, João Guerreiro e Emanuel Marçal. A base deste projeto é a criação e desenvolvimento de um objeto artístico com uma forte identidade regional, o qual apresente uma nova e questionadora abordagem à música tradicional algarvia assente na reinvenção e experimentação aos níveis musical e visual, dirigindo-se assim ao público generalista mas também não descurando segmentos de público mais minoritários.

Pretende-se que esta encomenda esteja pronta para apresentação nos diversos espaços da Rede durante o último trimestre do ano estendendo-se as suas apresentações ao 1º trimestre de 2019.


Partilha de espetáculos

O intuito de haver espetáculos partilháveis entre os parceiros da Rede tem como objetivo minimizar os custos de produção dos mesmos, através da circulação de um mesmo espetáculo pelos vários equipamentos. Esta partilha deverá centrar-se no âmbito do Serviço Educativo, por serem espetáculos cujo retorno financeiro é menor e cuja circulação de públicos é pouco frequente. Porém, esta partilha pode não circunscrever-se a este âmbito e incluir outras disciplinas, que serão analisadas caso a caso.


Seminário

No ano de 2018, em novembro, há a intenção de realizar um seminário sobre o tema “Periferias”, num local ainda a definir, preferencialmente num dos concelhos do Algarve fora do eixo central. Ao abordar as periferias geográficas nas artes, o intuito é refletir e debater o afastamento geográfico das regiões em relação ao poder central e como isso condiciona toda uma política cultural das regiões e do país. Para debater este tema a ideia é convidar pessoas que vivem e trabalham nestas periferias, partilhar práticas e vivências, identificar as problemáticas principais desta temática e refletir sobre formas de potenciar a periferia.

Há intenção de articular este seminário com diversos parceiros regionais e nacionais para dar uma maior visibilidade e destaque ao mesmo.

 
Contactos para mais informações: redeazulalgarve@gmail.com 

Crédito fotográfico: Daniel Pina - Algarve Informativo

Documentos para Download