FESTIVAL DANCE, DANCE, DANCE
Duração: 60 minutos
Classificação etária: maiores de 12 anos
Preços: € 7,00
Ficha artística e técnica:
Criação: Miguel Moreira
Cocriação: André Cabral e Gonçalo Cabral
Intérpretes: André Campos, Francisco Rolo
Música original: Carlos Zíngaro
Filme: Noe Kidder
Acompanhamento de ensaios: Catarina Félix e Romeu Runa
Luzes: Jorge Rosado
Fotografia: Helena Gonçalves
Uma produção útero em coprodução com o Centro Cultural Vila Flor
Apoios CAL, Companhia Clara Andermatt, Latoaria e pró-dança
O Útero é uma companhia apoiada pelo Governo de Portugal/Dgartes
Por entre a diversidade de recursos e linguagens artísticas convocadas “Maremoto” traz uma novidade para a fase que Miguel Moreira considera de entrada definitiva na dança, marcada pela criação da peça “The Old King” com Romeu Runa, em 2011.
Trabalha com bailarinos de excelência de uma nova geração de dança, que trazem no corpo o domínio exímio de várias técnicas da dança...“
Aqui há uma técnica nova. Nunca tinha trabalhado com bailarinos de Hip Hop. Pressinto que o hip hop pode ser muito rico para a nossa linguagem, de corpos em desequilíbrio, destruturados”.
“O que é este Maremoto?” “ Corpos masculinos e a fotografia do Maplethorpe e o filme de Jean Genet. Tudo isto são inspirações iniciais. Há uma força interior que vem do fundo da terra, profunda, mas que tem uma capacidade lenta de destruir tudo à sua volta. Há a ideia de pessoas perdidas à espera mas que não conseguem transformar o mundo. Continuo à procura de quem está a viver neste país que construo em cena, que não é um país real. Acho que os meus espectáculos são habitados por pessoas que esperam”.
Adaptação do programa do Festival Guidance da responsabilidade de Cláudia Galhós
Produção: Útero