Teatro das Figuras

ESQUECIMENTO

Quinta-feira | 21h30

15 de junho de 2023

TEXTO DE GUILHERME GOMES

O espetáculo "Esquecimento" é a nova criação coletiva do Teatro da Cidade e nasce de uma reflexão acerca do Direito ao Esquecimento, presente na Nova Carta dos Direitos Humanos na Era Digital.

Partindo dos conflitos que temos com os processos de memória e esquecimento, o Teatro da Cidade propõe-se a refletir sobre aquilo que numa sociedade contemporânea nos impele a procurar o contrário: a eternidade, a memória e o reconhecimento. O que vale a pena guardar?

Num projeto que compreende três partes, e começou em 2021, aborda-se a forma como os instrumentos sociais remexem a nossa relação com a memória, deixando que os carimbos de urna doença, um erro, uma decisão ou citação reapareçam ao longo da vida de um individuo, ou na história de uma comunidade.

Depois de um filme, e logo a seguir ao lançamento de um livro (objetos que registam na Memória este projeto), o espetáculo, efémero por natureza, votado a ser esquecido — em parte, pelo menos — debruça-se sobre os conflitos individuais que podemos ter com a memória coletiva. Nele, três arqueólogos e um trabalhador indiferenciado visitam um sítio de escavação, seguindo os passos de cadernos antigos que prometem urna grande descoberta. Aqui, esperam desenterrar algo: um segredo, urna revelação. Mas talvez tudo isto não passe de um ato de fé. Nenhum indício faz adivinhar que os cadernos sejam reais.

 

Ficha técnica ____________________________________________________________

Criação coletiva: Teatro da Cidade 

Texto: Guilherme Gomes 

Interpretação: Bernardo Souto, Guilherme Gomes, João Reixa, Nídia Roque e Vânia Geraz

Cenografia e pintura: Ângela Rocha 

Figurinos: Teatro da Cidade 

Desenho de luz e operação: Rui Seabra 

Desenho de som: Sofia Queiroz 

Captação de vídeo e edição: Pedro Jorge 

Registo fotográfico e vídeo: Luís Belo 

Produção: Margarida Silva 

Coprodução: Teatro Viriato

 

Informação adicional ____________________________________________________________

Preços: a anunciar

Duração: 90 minutos

Classificação etária: >12