Teatro das Figuras

A DANÇA E A MATEMÁTICA

Quinta-feira | horário a anunciar

10 de fevereiro de 2022

OFICINAS A DANÇA E O ENSINO CRIATIVO

Local: Estabelecimento de Ensino

“Um dia conhecerei o número que liga os homens aos astros, os astros aos homens.” Ruy Belo

A matemática pode ser uma disciplina criativa. Criativa porque se constrói, reconstrói e se explora; porque se desenvolve na dinâmica de criação de cada conceito científico por cada indivíduo. E a aprendizagem passa a ser um processo pessoal, onde a motivação é impulsionadora do metaconhecimento.

A Dança é a disciplina do corpo que permite a liberdade. Não a liberdade caótica, sem sentido, mas um explorar do impulso inato para o movimento, na expressão do corpo criativo individual. E a aprendizagem passa a ser um processo baseado na alegria e na descoberta de novas possibilidades, na resolução de problemas e na tomada de decisões, a partir do corpo.

A Dança e a Matemática, juntas, potenciam o conhecer e o ligar. Promovem o ser capaz de criar o seu próprio conhecimento, com o corpo todo. E assim, cada aluno/professor deixar-se aventurar nos processos de criação - relacionar a imaginação com o raciocínio, construir um objeto/conhecimento a partir de si próprios, das suas experiências como matemáticos, usando a linguagem do movimento/dança.

 

Ficha artística e técnica:

Criação e interpretação: Pedro Carvalho

 

Duração: a anunciar

Classificação etária: público alvo alunos do 1º, 2º e 3º ciclos

Preços: a anunciar

 

Produção: Play False | associação cultural