Teatro das Figuras

LE VOISIN

Domingo | 19h00

28 de novembro de 2021

BENOÎT TURJMAN (França)

MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico - Algarve

 

Sem pronunciar uma única palavra, o actor consegue a façanha de nos fazer viajar pela vida da sua personagem com um humor fino e divertido que leva o espectador à gargalhada. Ficamos surpreendidos com a patetice e o absurdo de Le Voisin, que evolui numa trilha sonora elegante em cenários que dão ao público a sensação de assistir a um filme.

Benoît é mimo, professor e treinador gestual desde 2004. Em 15 anos, atuou em quase 30 comédias diversas, desde pantomima até circo, passando por cabaré e commedia dell'arte. Formado pela École Internationale de Mimodrame Marcel Marceau (2001-03), começou como dublê no Parc Astérix em uma acrobacia. Assistente de Emmanuel Vacca em L'Ami. Tocou em Le Devin du Village, ópera de Jean-Jacques Rousseau, da qual "co-regulou" as pantomimas. Em 2006, ingressou na Cie du Mystère Bouffe, com a qual se especializou em commedia dell’arte. Entre 2011 e 2013, foi apresentador e artista no show de cabaré Les Virtuoses de l'Etrange em turnê pela França. Apresentou-se em digressão no espectáculo circense argentino Circo Criollo e na França e Argentina.

Atualmente, ele faz sucesso em sua comédia visual Le Voisin, bem como na sequência de The Neighbor's Misadventures: Tonight or Never.

Cabelo oleoso, calças de veludo e sempre solteiro, ele faz as meninas fugirem e cria confusão como ninguém! Esta noite, ele tentará encontrar o amor numa noite de solteiros, dançando para sobreviver na natureza selvagem e feroz, e para partilhar a magia genuína da época do Natal. Mas cuidado, este garoto desajeitado em busca do amor verdadeiro pode tê-lo a si sob seu feitiço!

Com um sorriso, Le Voisin (O Vizinho) agarra o público no turbilhão de uma comédia maluca, que faz a gente se sentir feliz ... para sempre!

 

Ficha artística e técnica

Criação, dramaturgia e interpretação: Benoît Turjman | Costume Designer: Johanna Lavorel | Light Designer: Maxime Boiteux | Fotografia: David Jost e Olga Bientz | Executive Producer: Céline Pelé | Script Doctor: Cédric Marchal | Stage Manager on tour: Noémie Roisil (Com o apoio da SACD Fund for Comedy/One Man Show, Théâtre Melchior, Ecole de Cirque de Lyon, MJC St-Just, Lyon and of MJC Community Youth and Arts Cente de Villeurbanne)

 

Duração: 75 minutos

Classificação etária: maiores de 3 anos

Preços: 10€ (7,50€ < 30 anos e > de 65 anos)

 

Produção: JAT – Janela Aberta Teatro

Apoios: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, Município de Faro, Iberescena, Direção Regional de Cultura do Algarve, Acción Cultural Española e Região de Turismo do Algarve.

Parceiros: Teatro Lethes, ACTA, Teatro das Figuras – TMF, Gimnásio Clube de Faro, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Casa das Virtudes, Super Flash Studio, Acesso Cultura e UALG – Universidade do Algarve.