Teatro das Figuras

DIÁLOGOS MUSICAIS

Sexta-feira

13 de agosto de 2021

Sexta-feira

MARIA JOÃO PIRES & JÚLIO RESENDE

LARGO DA SÉ

 

"Um concerto simplesmente sublime. Maria João tocava Schumann, Chopin, Scarlatti, Bartok, Schubert e Bach, depois Júlio Resende improvisava a partir desses autores e do cancioneiro fadista e criava tudo no momento. Ou me engano muito ou estes "Diálogos" vão correr mundo".

Assim se fez um testemunho sobre o primeiro concerto deste novo projecto de Maria João Pires e Júlio Resende.

Maria João Pires toca maravilhosas interpretações das notas que já foram escritas pelos grandes compositores e que ela transcende em cada performance, enquanto que Júlio Resende para tocar e procurar transcender-se precisa que nenhuma nota esteja já escrita, para que haja a liberdade de escrever no momento, em pleno voo, de improvisar, de se arriscar, de criar algo único que só será escutado dessa vez pelo público presente e que nunca mais se repetirá.

Este concerto é uma surpreendente aventura que começou em dezembro de 2019 quando Maria João Pires e Júlio Resende se apresentaram em conjunto num único espetáculo e quase privado em Belgais em que confluíram os espíritos criativos de ambos os artistas.

Num só piano, cada um dos artistas ocupará o seu espaço à vez, como se de um bailado se tratasse, uma conversa deambulante em que cada um dá espaço ao outro para dizer o que sente, um diálogo musical constante, onde a composição, a improvisação, fantasia, inspiração – elementos essências no desempenho dos pianistas – formam um concerto único e ousado. Se a pandemia os obrigou a cancelar os planos de continuar uma Tour Mundial deste projecto logo em 2020, chega finalmente a oportunidade rara em que os vamos poder escutar. E como já percebemos, na vida todas as oportunidades são importantes. Escutemos então, quase à socapa, atentos...este Diálogo.

 

Duração: a anunciar

Classificação etária: maiores de 6 anos

Preço: a anunciar