Teatro das Figuras

OFICINA BUTOH

Segunda a segunda

De 05 a 11 de julho de 2021

COM YAEL KARAVAN

  

“Constantemente renascemos. E não será suficiente simplesmente sair do útero materno. Precisamos de muitos nascimentos. Renascer sempre e em todos os lugares Constantemente.” 

Tatsumi Hijikata

 

Butoh é uma dança de vanguarda, uma filosofia e um método que foi criado no Japão, no final dos anos 50, por Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Não se trata de uma técnica, mas de um método e uma abordagem da dança que nasce de dentro de nós e nos conecta à nossa essência, natureza, universo, contradicões e aos ciclos da vida e da morte.

Yael Karavan tem mais de 20 anos de experiência, durante os quais teve a oportunidade de trabalhar com os fundadores do Butoh no Japão: Kazuo Ohno e Motofuji San - esposa de Tatsumi Hijikata, bem como com Tadashi Endo, Yumiko Yoshioka, Carlotta Ikeda, Sankai Juku, Ko morobushi, Katsura Kan, Atsushi Takenuchi, Minako Seki, Akira Kasai entre outros.

Os principais elementos que serão trabalhados na oficina são: metamorfose, presença, prontidão, contraste, a dança através de imagens e tensão entre opostos. O objetivo é libertar o corpo do conjunto de gestos e movimentos pré-concebidos e mudanos ao qual ele está habituado, permitindo o acesso à profunda e autêntica essência do movimento e expressão arquetípica. Questionando a importância do Butoh hoje e como incorporá-lo num corpo ocidental.

 

“A minha dança está longe das convenções e técnicas. A Minha dança é o desvelar de uma vida interna.

Tatsumi Hijikata



YAEL KARAVAN

Premiada performer, dançarina e diretora artistica da Karavan Ensemble, Yael nasceu em Israel e cresceu em Florença, em Paris e, em Londres. Através da pesquisa na dança, atravessou a Europa, a Rússia, o Brasil e o Japão procurando uma linguagem de expressão física que ligasse o Oriente e o Ocidente, a Dança e o Teatro. Estudou e trabalhou com mestres do Butoh, como Kazuo Ohno, Tadashi Endo, Carlotta Ikeda, Yumiko Yoshioka, Akiko Motofuji, Ko Morobushi, Katsura Kan, Yuko Kaseki, Yuko Kawamoto, entre outros. Foi membro da MaMu Dance Theatre de Tadashi Endo durante 8 anos e da Ten-Pen-Chi, da Yumiko Yoshioka durante 3 anos.

 

Dias: 05 de julho a 11 de julho 2021

Horário: 5 a 9 de Julho - 17h00 -21h00  /  10 de Julho - 10h00-13h00 

11 de Julho - 18h30 - Apresentação performance resultante do trabalho realizado na oficina.

Preço: 10,00 €

Inscrições e informações: assproducao@teatrodasfiguras.pt