Teatro das Figuras

ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL & FILIPE RAPOSO

Sábado | 21h30

04 de julho de 2020

15.º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DAS FIGURAS
LOCAL: RAMPA
 
Foi lançado o convite ao compositor português Filipe Raposo para compor uma obra para a Orquestra Clássica do Sul. O resultado é este 'Concerto para Piano' que hoje ouviremos em estreia mundial, tendo o compositor como solista. Por palavras suas:
 
“Compor é uma empresa de elevada envergadura, onde tentamos traduzir através de uma gramática de sons a forma como percepcionamos a realidade – o indizível. Através da poesia encontro uma forma de criar uma ponte entre o momento primordial da criação e o momento da fruição. Uma das formas poéticas que melhor sintetiza o momento poético é o Haiku – construído por três versos, com uma métrica rigorosa (5, 7, 5), cria uma estreita relação entre a simplicidade da existência e a contemplação da natureza e do momento. Tenta traduzir o indizível, através de uma síntese dos sons e dos símbolos, é uma forma de canto onde ritmo e melodia se entrelaçam, harmonia e textura. Assim, gosto de pensar neste concerto como um gesto de síntese (também tripartida), onde procuro traduzir este momento com a mesma simplicidade poética.”
 
Ainda, e a propósito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, iremos ouvir excertos do seu bailado 'As Criaturas de Prometeu'. Composto em 1801, esta obra é uma alegoria baseada na história mitológica de Prometeu, que roubou o fogo a Zeus como forma de criar o homem a partir do barro. Prometeu encontrou a humanidade num estado tal de ignorância que decidiu iniciá-la nas noções de Ciência e Arte - uma clara referência às suas convicções Iluministas!
 
Programa
 
- Wolfgang Amadeus Mozart
Maurerische Trauermusik, K. 477
Música para um Funeral Maçónico, K. 477
 
- Ludwig van Beethoven
Die Geschöpfe des Prometheus, Op. 43 (selections)
As Criaturas de Prometeus, Op. 43 (selecções)
 
Abertura: Adagio - Allegro molto com brio
Nº15: Andantino - Adagio - Allegro
Nº 16: Allegretto
 
- Filipe Raposo
Concerto para Piano e Orquestra (estreia absoluta)
 
I. Em silêncio o rochedo - Andantino
II. Vê chegar e partir - Adagietto
III. As estações - Presto
 
 
Ficha Artística e Técnica:
Orquestra Clássica do Sul
Rui Pinheiro, Maestro Titular
Filipe Raposo, Piano
 
Preços: € 5,00
Duração: a anunciar
Classificação etária: maiores de 6
 
Coprodução: OCS e TMF, SM