Teatro das Figuras

SHOCK LAB

Domingo e Segunda-feira

De 21 a 22 de outubro de 2018

LABORATÓRIO SOBRE PRÁTICAS CRIATIVAS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS

LONG TABLE - CONVERSA PERFORMATIVA
21 OUT 17h00
Duração: a anunciar
Classificação etária: maiores de 12 anos 
Preços: entrada livre, sujeita à lotação do espaço

O laboratório Shock Lab promove durante 4 dias a reflexão e o debate sobre as práticas criativas em contextos de periferia, nas suas diversas vertentes: enquanto conceito geográfico, enquanto prática artística, enquanto valor simbólico, entre outras.
O grupo de 16 participantes selecionado é composto por 7 artistas algarvios (Faro, Loulé, Lagos e Tavira), 7 artistas de outras cidades do país (Lisboa, Coimbra e Braga), 2 estrangeiros (França e Polónia) e reflecte a multidisciplinariedade obtida nas 25 candidaturas recebidas.

Faro acolhe os dois segundos dias do laboratório que permitirá, através da mediação de 3 artistas provocadores: Mónica Calle (encenadora e atriz) Gustavo Ciríaco Coreógrafo e performer) e XANA (artista visual) promover um encontro entre artistas de vários contextos artísticos e geográficos.
No dia 21 de outubro, depois de 2 dias de residência em Loulé, o Laboratório abre a sua discussão no Teatro das Figuras através de um dispositivo performativo intitulado Long Table*, onde se lança o mote para a discussão: que limitações e possibilidades encontram os artistas no desenvolvimento dos seus trabalhos.
Com a mediação dos artistas provocadores, a conversa e discussão assume-se performática onde se convida à participação de artistas e público através de uma partitura definida mas muito simples.
No dia 22 de outubro o Laboratório encerra as suas conclusões e definições sobre o futuro.

*a partir da ideia da artista ativista britânica Lois Weaver

Foto: Axel Meléndez

Coprodução: casaBranca, Teatro das Figuras, Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal Loulé,

Apoio: Câmara Municipal de Lagos, LAC - Laboratório de Actividades Criativas / Galeria LAR, Messe Militar de Lagos, TEL Teatro Experimental de Lagos. A casaBranca é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes