Teatro das Figuras

NI PROGRAMAÇÃO ABRIL 2015

27 março 2015

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA PARA O MÊS DE ABRIL

MÚSICA PORTUGUESA EM DESTAQUE NO TEATRO DAS FIGURAS

 

A programação do mês de abril começa com um espetáculo dedicado aos mais pequenos. No dia 2, quinta-feira às 19h, as Winx apresentam a sua digressão de Páscoa – Winx, em Concerto – entre muita cor, música, fantasia e diversão, as seis fadas entram numa aventura alucinante nas profundezas do oceano. O espetáculo irá também passar por Leiria, Sintra, Ílhavo, Porto, acabando a digressão dia 26 de abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

 

Dia 4 de abril, às 21h30, o Teatro das Figuras recebe uma grande referência da música portuguesa – António Zambujo – tradição, música e vida não vão faltar neste concerto. Reconhecido a nível nacional e internacional, António Zambujo tem recebido ovações, em vários pontos do mundo. Após seis álbuns de originais lançados, Rua da Emenda será apresentado na companhia de sonoridades de exceção – clarinete, trompete, guitarra portuguesa e contrabaixo. A voz e a guitarra, cheias de subtilezas, ficam ao encargo de António Zambujo, que promete parar o seu público no tempo.

 

Com a Orquestra Clássica do Sul e em colaboração com a classe de Direção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, realiza-se mais um Concerto Pedagógico, dia 7 às 10h30. O objetivo primário deste projeto é a criação de condições adequadas para a aproximação da música erudita ao público infanto-juvenil - sensibilização e formação de públicos.

 

Rui Mourinho, formado em guitarra clássica, vai no dia 9 de abril, às 18h30, presentear os amantes de guitarra clássica com um repertório de música contemporânea, de origem Ibérica. O projeto Ciclo Música D’Hoje é centrado na música do séc. XX e XXI, onde “ecos e memórias do passado se fundem com a sonoridade da modernidade”.

 

Interpretado pela Orquestra Clássica do Sul, o Concerto Promenade irá decorrer dia 12 de abril, pelas 12h. A lenda da Rainha Santa Isabel é adaptada para os mais novos de um modo muito peculiar – a lenda irá ser contada através do som – música e narração.

 

Os Diabo na Cruz, conhecidos por serem os “reis” do Rock Popular Português, vêm à capital algarvia para um concerto que irá difundir o pensamento de uma geração que se descobre a si mesma, no ato de se preparar para “o amanhã”. São uma constante nas rádios e televisões portuguesas, um dos grupos de rock português melhor sucedido em termos de vendas. Vida de Estrada é o último single lançado pelos Diabo na Cruz, que dá conta da atualidade vivida em Portugal. O concerto terá início às 21h30, dia 18 de abril, no Teatro das Figuras.

 

Cheio está no palco do Teatro das Figuras, tendo como objetivo o desenvolvimento humano e interação social. No dia 23 de abril, quinta-feira às 21h30, a peça Cheio apresenta-se de modo a convocar o público a descobrir e explorar o processo de trabalho artístico do intérprete. No dia anterior (22) pelas 18h30, terá lugar um workshop de teatro, pela mesma companhia.

 

B Fachada, Minta e João Correia juntaram-se e formaram Os Sobreviventes, nome do primeiro disco de Sérgio Godinho, editado em 1972. Os Sobreviventes apresentaram-se ao público pela primeira vez no Lux Frágil, em Lisboa, na data em foram assinalados os 40 anos do 25 de Abril. O concerto no Teatro das Figuras irá decorrer no dia 25 de abril, sábado, às 21h30.

 

A sétima arte está também presente no programa de abril, com o clássico O Circo de Charlie Chaplin. A projeção do filme mudo, que será acompanhado pela pianista Catherine Morisseau, ao vivo, terá às 21h30 de 28 de abril, terça-feira.

 

O mês de abril encerra com muita dança e música. A Companhia de Dança do Algarve associa-se a esta causa e dia 29 de abril realizar-se-á a Gala Solidária Lions Clube de Faro, no Teatro das Figuras, em Faro.

 

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional do Jazz, o Teatro das Figuras, em coprodução com o Município de Faro, o Teatro Lethes/ACTA e o Clube Farense apresenta a primeira edição do festival Os Dias do JAZZ que decorrerá de 30 de abril a 3 de maio em três salas da cidade de Faro.

 

Da programação do festival, destacamos no dia 30 de abril, no Teatro Lethes, sala de referência para este género musical, terá lugar um concerto do contrabaixista João Hasselberg. No dia 1 de maio, é o coletivo Low Tech Groove que se apresenta na mítica sala do Clube Farense. No dia seguinte, 2 de maio, Maria João e Mário Laginha regressam ao Teatro das Figuras, desta vez acompanhados pelo acordeonista João Frade, para apresentar o espetáculo Iridescente.

 

Toda a programação para o mês de abril, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.