Teatro das Figuras

NI Programação Janeiro 2015

5 janeiro 2015

JANEIRO REPLETO DE BOA PROGRAMAÇÃO

UM MÊS RECHEADO DE MÚSICA, TEATRO, CINEMA E DANÇA

Após o tradicional Encontro de Charolas da Cidade de Faro, o Teatro das Figuras encerra a época festiva na quinta-feira, dia 8 às 21h30, com o Concerto de Reis pela Orquestra Clássica do Sul que interpretará obras dos compositores franceses Fauré e Bizet e ainda a Sinfonia N.º 7 do célebre Beethoven, sob direção do Maestro Rui Pinheiro. 

No sábado dia 10, damos lugar ao teatro com a peça Tiro e Queda interpretada por Eduardo Madeira e Manuel Marques, “uma comédia sobre dois atiradores que estão no topo de um prédio. Não sabemos se são da polícia ou assassinos. Sabemos apenas que esperam a chegada de alguém que será a vítima”. 

O cinema também está presente na programação do mês de janeiro. Em parceria com o Cineclube de Faro, será projetado no dia 13, terça-feira às 21h30, o filme de Jean-Luc Godard Adeus à Linguagem, distinguido com o Prémio do Júri na edição de 2014 do Festival de Cannes.

No dia 15 de janeiro será inaugurada a exposição Layers do fotógrafo Luís Ramos que compila “fotografias [que] são pormenores de placas que constituíam o pavimento dos vários palcos do “Rock in Rio Lisboa”.  

Dando continuidade à parceria com a Fundação Pedro Ruivo, terá lugar também no dia 15 às 18h30, um recital do violoncelista Mikhail Shumov, que interpretará as suites para violoncelo de Bach e Reger. 

Nos dias 16 e 17 de janeiro o tango assume o protagonismo com a realização da segunda edição do Faro Tango Fest. Numa coprodução da Ibérica Eventos e do Teatro das Figuras, o 2º Faro Tango Fest inclui um workshop, com os bailarinos Milton Homann e Romina Godoy, destinado a todos os que querem aprender a dançar este género, independentemente da sua experiência. 

No dia 17 às 21h30 terá lugar Tango a Cuatro, “um espetáculo de atmosfera intimista, que faz um percurso pelas diferentes épocas e estilos do tango. Este percurso histórico inclui obras dos primeiros tangos, milongas, valsecitos criollos e tango cénico de enorme espetacularidade. As coreografias, criadas para Tango a Cuatro, são sumamente sensuais e elaboradas.”

No final do espetáculo Tango a Cuatro, terá lugar no Foyer do Teatro das Figuras, uma milonga, em que todos serão convidados a experimentar a emoção de dançar tango. 

Nos dias 22 e 23 às 21h30, o LAMA – Laboratório de Artes e Media do Algarve apresenta no Pequeno Auditório a peça A Cabeça Muda, interpretada pela consagrada atriz Isabel Medina, por João de Brito e Ana Lopes Gomes. “A Cabeça Muda parte do retrato brutal das sociopatias contemporâneas; a posse e a vontade de libertação são os movimentos contrários que estabelecem o conflito.” 

No sábado dia 24, Rodrigo Leão regressa ao palco do Teatro das Figuras, para apresentar O Espírito de Um País, espetáculo que apresentou na escadaria do Palácio de São Bento por ocasião da homenagem aos 40 anos do 25 de Abril. “O Espírito de Um País é um espetáculo imperdível, uma viagem pelo Portugal que Rodrigo Leão tão bem tem representado além fronteiras e que tanto tem inspirado as suas inimitáveis criações!” 

Numa organização do Comando Territorial de Faro da GNR, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, apresenta-se em concerto, no dia 29 de janeiro às 21h30, sob direção do Maestro Capitão João Afonso Cerqueira. Este concerto é de entrada livre, sujeita à lotação da sala. 

A programação do mês encerra com mais uma edição das Noites de Sofá, que volta a transformar o palco do Teatro das Figuras numa sala de estar que acolhe o público e desta feita o guitarrista Norberto Lobo. No seu mais recente trabalho Fornalha “o guitarrista continua a impulsionar a inovação no seu trabalho com uma subtileza tal que o parece revestir de uma espécie de liberdade fantástica.” 

Toda a programação para o mês de janeiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada na página de Facebook.