Teatro das Figuras

EM ABRIL, O TEATRO DAS FIGURAS CELEBRA O REENCONTRO COM O PÚBLICO

EM ABRIL, O TEATRO DAS FIGURAS CELEBRA O REENCONTRO COM O PÚBLICO

05 de abril 2021

 

O Teatro das Figuras, reabre as suas portas no dia 19 de abril, após ter encerrado temporariamente a 14 de janeiro, no âmbito das regras decretadas pelas autoridades para o controlo da situação pandémica. Até lá, graças às medidas extraordinárias de apoio ao setor cultural regional criadas durante o confinamento, pelo Município de Faro em parceria com o Teatro das Figuras, será possível assistir em streaming a vários concertos gratuitos, transmitidos a partir do grande auditório, no YouTube e Facebook oficiais do teatro, no âmbito do 2º ciclo do Bandas ao Figuras, uma mostra da vibrante cena musical da região algarvia. Sempre às 21h30.

A programação de abril permanece eclética, fiel à sua missão, desenhada para os mais diversos públicos. Investida de uma vontade redobrada de contribuir para que a Cultura chegue a cada vez mais pessoas. Depois do silêncio dos últimos meses e quando a pandemia já completou um ano entre nós, a reabertura do Teatro das Figuras, em abril, dá mais palco à música para quebrar esse silêncio.

O 2º ciclo do Bandas ao Figuras abriu com o projeto Mateus Verde, seguido do trio Amar Guitarra, no dia 1 de abril (um diálogo entre o Fado e o Flamenco, entre as guitarras, portuguesa e acústica, com a percussão); seguiu-se o guitarrista Paulinho Lêmos no dia 3 de abril, (onde apresentou alguns inéditos e repertório dos seus nove discos); no dia 6 é a vez dos Mundopardo subirem ao palco (uma banda que nasceu em Faro e já lançou dois discos de originais); no dia 8, brilham os Accurate Void (banda caracterizada por um estilo e som distintivo, que inclui “uma voz inigualável e diferente” com “linhas de guitarra originais”), no dia 10, cabe à banda farense M.E.D.O. representar o punk-hardcore da região (apresentam o novo disco “Monopólio da Violência”, composto online e gravado já durante a pandemia); no dia 13 Fad’Nu (uma cantora e um guitarrista viajam pelo Fado e seus poetas, livres de dogmas); no dia 15 é a vez dos Orfélia (que resultam do encontro artístico entre uma brasileira e um português e respetivos géneros musicais tradicionais); a 17, YUCA (através da sua voz e presença singulares, YUCA alia o soul à música moderna e convida-nos a explorar sonoridades exóticas); no dia 20, já com o Teatro das Figuras de portas abertas, o 2º ciclo do Bandas ao Figuras continua online, e é o metal que se faz ouvir pela mão dos INHUMAN (focada na apresentação do álbum "Contra", lançado em novembro de 2020); e encerra no dia 24 de abril com a atuação dos Plasticine (10 músicos em palco trazem-nos jazz, funk, soul, rock, afro-beat, entre outras sonoridades).

No dia 21 de abril, às 18h30, inaugura a exposição Símbolos Pandémicos (resultado da residência do Ciclo Emergente do Teatro das Figuras), no foyer do Teatro, um núcleo de quinze pinturas e duas esculturas da autoria de BASAP (Fábio Alexandre), numa proposta de reflexão sobre a pandemia.

Do streaming para a receção ao público no seu grande auditório, cumprindo todas as normas estabelecidas pela DGS, o Teatro das Figuras mantém a aposta na música com o concerto de Viviane, no dia 22 de abril, a compositora e letrista Algarvia, que iniciou a sua carreira musical no início dos anos 90 com o grupo "Entre Aspas” e que neste concerto estreia algumas das canções do seu novo álbum de originais que será lançado em breve.

No dia 28, às 21h30, o ciclo de palestras Vidas com Arte, transmitidas online, em direto no canal de YouTube do Teatro das Figuras, dá a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas, consagrados e emergentes, funcionando como uma aula viva para a comunidade artística local, nacional e para o público em geral, a convidada será Paula Varandas.

No dia Mundial da Dança, 29 de abril, acolhemos o espetáculo Borderline, da companhia francesa Wang Ramirez e com coreografia de Sébastien Ramirez e Honji Wang, uma metáfora sobre as relações humanas, plasmada no corpo suspenso dos cinco bailarinos, fixos por cabos, que no desejo de liberdade inerente a todas as formas de dança passam a ser objeto de um “jogo de peso”, de equilíbrio e liberdade.

Terminamos o mês comemorando o Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, com o concerto Orquestra de Jazz do Algarve Invites the Ladies, um projeto novo que reúne a Orquestra de Jazz do Algarve a quatro vozes femininas, novos valores e artistas consagradas, que interpretam standards do jazz intercalados com originais.

Os horários serão definidos em função da evolução das regras estabelecidas e comunicados nos canais oficiais do Teatro das Figuras, nomeadamente o sítio de internet e redes sociais.