Teatro das Figuras

MÊS INTENSO NA TEMPORADA DO TEATRO DAS FIGURAS

CONCERTO DE MÁRIO LAGINHA E PEDRO BURMESTER ASSINALA O DIA MUNDIAL DA MÚSICA

27 de setembro de 2018

Outubro promete trazer muitos espetadores ao Teatro das Figuras, para desfrutarem das catorze iniciativas que compõem uma programação intensa e eclética.

No dia 1 de outubro assinalamos o Dia Mundial da Música com O Concerto para Dois Pianos, que reúne no palco do Teatro das Figuras, os incontornáveis Mário Laginha e Pedro Burmester. Uma oportunidade rara de assistir ao novo espetáculo desta dupla de pianistas, estreado em janeiro deste ano e testemunhar ao vivo o virtuosismo, mas também a amizade e cumplicidade que os une, há mais de 20 anos.

No dia 6 de outubro e sob a égide da musa grega da dança Terpsícore, a Companhia de Dança do Algarve celebra esta forma de arte, numa gala em que para além desta companhia se apresentam bailarinos principais de várias companhias de dança europeias.

Nos dias 8 e 10 de outubro, o Teatro de Ferro, uma estrutura de referência no teatro de marionetas em Portugal, promove um workshop de introdução à manipulação de marionetas e apresenta o espetáculo Bela Adormecida, uma recriação do clássico da literatura infantil.

Nos dias 13 e 18 o destaque é para a comédia, com 5 Lésbicas e Uma Quiche, no dia 13, uma peça que retrata com muito humor e um elenco de luxo a América dos anos 50. No dia 18, apresentamos O Meu País é Pior do que o Teu um divertido exercício de comparação entre a realidade e cultura de Portugal e do Brasil, criado e interpretado por Maurício Meirelles, um dos mais relevantes humoristas brasileiros e António Raminhos que dispensa apresentações.

De 15 a 19 de outubro, Luciano Amarelo dirige um workshop que conduz os participantes Em Busca do Seu Próprio Clown, que reside na liberdade de “poder ser o que se é e de fazer os outros rirem disso”.

No dia 20 de outubro às 10h30 e às 11h30, regressam os concertos do ciclo Música de Pais para Filhos, em que os bebés até aos 24 meses são convidados a escutar e interagir com um instrumento, neste caso o Trompete, pelo intérprete Albano Neto.

Também no dia 20, Miguel Araújo traz ao Teatro das Figuras um dos últimos concertos da tournée do seu terceiro álbum de originais Giesta. Miguel Araújo, destacado compositor, letrista, cantor e músico, apresenta-se em formato big band, temas deste último álbum e outros já bem conhecidos do público.

Pela primeira vez em Portugal, e apenas em 3 salas nacionais, Lisboa, Porto e Faro, o fenómeno da comédia internacional, The Umbilical Brothers, apresentam Live no dia 25 de outubro, um espetáculo que combina comédia física com incríveis habilidades vocais e físicas. Uma oportunidade imperdível de testemunhar ao vivo a criatividade desta dupla de artistas australianos, que tem cativado o público e a crítica internacionais.

No dia 27, mais um fenómeno global, que encanta miúdos em todo o mundo Masha e o Urso, apresentam o espetáculo de música e dança Missão no Circo. Um espetáculo em que para além da irrequieta Masha e do seu fiel amigo Urso, participarão todos os seus amigos da floresta.

O ciclo de tertúlias No Teatro às 6 apresenta-se nesta nova temporada num formato de tertúlia dialógica, no qual o participante tem de conhecer a obra em análise, sendo a partir do diálogo entre participantes e moderador gera-se um intercâmbio enriquecedor de conhecimento entre os mesmos. Na primeira edição a obra será A Flauta Mágica de Mozart, ópera que será apresentada no dia 2 de novembro, e o facilitador será o músico Paulo Girão.

A programação do mês encerra no dia 31 de outubro às 21h30, com o concerto de Carolina Deslandes, uma das maiores artistas da atual geração de cantores e compositores portugueses, que se tem afirmado cada vez mais, na cena musical contemporânea.

Toda a programação para o mês de outubro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.