Teatro das Figuras

ENCERRAMENTO DA DIGRESSÃO DE MODA VESTRA

27 de fevereiro de 2019

A partir de uma encomenda artística da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, realizada com o objetivo de estimular e valorizar a criação contemporânea com protagonistas algarvios e a sua circulação pela região, terá lugar no dia 2 de março, pelas 21h30 o espetáculo interdisciplinar Moda Vestra.

A apresentação do próximo sábado, no Teatro das Figuras, encerra a digressão do espetáculo, que estreou em Loulé a 6 de outubro de 2018 e que ao longo de cinco meses passou pelos espaços culturais dos parceiros da Rede Azul: Auditório Municipal de Albufeira; Auditório Municipal de Lagoa; Auditório Municipal de Olhão; Centro Cultural António Aleixo (VRSA); Centro Cultural de Lagos; Cine-teatro de São Brás de Alportel; Cine-teatro Louletano; Teatro António Pinheiro (Tavira); Teatro das Figuras (Faro); Teatro Mascarenhas Gregório (Silves) e TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, num total de onze apresentações.

Moda Vestra é um coletivo de três artistas naturais do Algarve: João Frade (acordeonista), Sickonce (eletrónica) e Ana Perfeito (artista visual). Os criativos reúnem-se assim para criar um projeto audiovisual que, a partir das sonoridades musicais tradicionais da região, pretende explorar a ambiguidade entre o tradicional, o passado, o atual e visões de futuro do Algarve, isto numa ótica experimental de releitura contemporânea. A fusão de estilos e meios diferentes visualiza a entrega de uma identidade una mas em aberto. Uma entrega “vestra” com o intuito de ser completada pelo público. Deste princípio surge a origem do nome Moda Vestra: Moda de “atual” e de “canção tradicional”; Vestra do latim “teu/tua”.

O processo criativo constituiu uma busca dessa identidade com a metodologia de “dar espaço ao outro”, de deixar a personalidade de cada artista (co)existir e colocar os seus elementos na construção coletiva da história. As ferramentas para a materialização deste desafio foram o acordeão, instrumentos musicais, máquinas, samples, ambientes sonoros e visuais – imagens do que foram e são estes artistas. Quer-se cru, forte, emotivo, com margem para interpretações e dúvidas.

Toda a programação para o mês de março, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.