Teatro das Figuras

ÓPERA NO TEATRO DAS FIGURAS

OS DILEMAS DIETÉTICOS DE UMA MATRIOSKA DO MEIO

17 de outubro de 2016

O Quarteto Contratempus apresenta no Teatro das Figuras, no próximo dia 21 de outubro Os dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio, uma ópera buffa (cómica) em um ato, portuguesa e contemporânea, que conta com encenação de António Durães, composição de Nuno Cortê-Real e libreto de Mário João Alves.

Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio é uma criação que envolve todos os instrumentistas em cena, também eles na qualidade de atores; apela a uma interação com o público durante o espetáculo; e inclui a participação especial de elementos de grupos de teatro amador das cidades em que é apresentado, sendo que em Faro contará com a participação do Grupo de Teatro Lethes.

Um grande propósito do Quarteto Contratempus é fazer proliferar uma ópera mais acessível, que consiga chegar a mais público. Este coletivo considera que, ao trabalhar o humor em cena, essa proximidade consegue-se de uma forma descontraída, mantendo sempre a qualidade e seriedade do objecto de criação que é oferecido ao público.

O Quarteto Contratempus é um grupo de música contemporânea fundado em 2008 pelos músicos, Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano), no contexto académico da ESMAE, no Porto. Este projeto transpôs as fronteiras académicas, de forma a fazer chegar a um público mais alargado a arte sublime que é a música. O Quarteto Contratempus dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar com inúmeros compositores, libretistas e encenadores nomeadamente Fernando Lapa, Daniel Moreira, João Guilherme Ripper, Fátima Fonte, Nuno Cortê-Real, António Durães, Mário João Alves, Tiago Schwäbl, entre outros. As suas criações estrearam em Portugal, Espanha e Brasil.

Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas páginas do Teatro das Figuras nas redes sociais.