Teatro das Figuras

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA EM FEVEREIRO

CINEMA, TEATRO, VISITAS, CONFERÊNCIAS E TERTÚLIAS NO TEATRO DAS FIGURAS

26 de janeiro de 2016

A agenda do Teatro das Figuras para o mês de fevereiro promete um mês de intensa e diversificada programação, com visitas guiadas, muito cinema e teatro, o regresso das conferências Ideias em Palco e a primeira edição da tertúlia No Teatro às 6.

No dia 2 de fevereiro, às 10h30 e 15h30, terá lugar a primeira Visita Guiada ao Teatro das Figuras. Com esta visita pretende-se mostrar o teatro como edifício arquitetónico e ao mesmo tempo como um templo de criação, dinâmico, que muda consoante as produções. As visitas guiadas ao Teatro das Figuras terão lugar na primeira terça-feira de cada mês, com entrada sujeita a inscrição prévia.

Também no dia 2 será exibido o primeiro volume - O Inquieto - da premiada trilogia As Mil e Uma Noites do realizador Miguel Gomes. Os restantes dois volumes – O Desolado e O Encantado - serão projetados nas terças-feiras 16 e 23 de fevereiro, sempre as 21h30 em coprodução com o Cineclube de Faro.

Na quinta-feira dia 4 às 18h00, será inaugurada mais uma exposição no foyer do Teatro das Figuras. Sob o tema Sete Círculos – Mapeamento dos Limites da Cidade Contemporânea, a exposição, que é também um livro e uma série de debates, procuram “pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspetivas sobre os limites das cidades”.

A stand-up comedy regressa, no dia 6, ao palco do Teatro das Figuras, com o polémico Rui Sinel de Cordes e o seu espetáculo Je Suis Cordes, que “marca o regresso ao estilo de stand-up comedy puro a que Rui Sinel de Cordes nos habituou […] Será mais uma noite épica de rock'n'roll em forma de comédia, sem regras nem pedidos de desculpas, carregado de Gin tónico e verdades incómodas”.

Na quarta-feira dia 10, terá lugar mais uma conferência do ciclo Ideias em Palco que terá como convidado o engenheiro António Costa Silva que coloca aos participantes a inquietante questão Será que a riqueza gerada pelo petróleo tem impacto na propagação do terrorismo islâmico?

No dia 11 às 18h30 Afonso Dias e Teresa da Silva apresentam Andanças & Cantorias um espetáculo de música tradicional portuguesa, de Norte a Sul do país. “Andanças & Cantorias pretende contribuir para a divulgação da genuína música de raiz tradicional, trabalhada de modo inovador e respeitoso”.

Na quarta-feira, dia 17 às 18h00 terá lugar a primeira de uma série de tertúlias para as quais será convidado um profissional das artes de palco. As tertúlias No Teatro Às 6 terão lugar no bar do Teatro das Figuras e pretendem tornar-se num espaço de encontro e debate para todos os amantes das artes de palco. A primeira edição será dedicada ao papel do ator e terá como convidado João de Brito, ator com uma reconhecida carreira no teatro, cinema e televisão e fundador do LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve.

No sábado dia 20 José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão interpretam Nome Próprio uma comédia “sobre os não-ditos, as expectativas e as imagens que projetamos nos nossos amigos. Num jantar, que tinha tudo para dar certo, um equívoco serve de pretexto para que a máscara de cada uma das personagens caia”.

O teatro regressa ao Pequeno Auditório do Teatro das Figuras na quinta-feira, dia 25 às 21h30, com a estreia da peça Scroll, um espetáculo que propõe uma reflexão sobre um tempo em que “damos muitas vezes por nós a fazer scroll no rato do computador e assim o tempo passa-nos por entre as mãos sem nada de útil produzirmos. Somos voyeurs de vidas alheias, das últimas novidades, de frivolidades”. Nesta nova produção a ArQuente Associação Cultural “aventura-se por territórios da performance, do happening, deixa esvair o tempo, partilha-o com o espetador e discorre-se sobre tudo e sobre nada”.

O coletivo PAUS traz a sua tour Mitra ao palco do Teatro das Figuras e prometem “uma noite para ser usufruída por todos, em que Cachupa Psicadélica dá o mote, depois os PAUS carregam na festa, e segue-se uma noite de proximidade, contacto e festa. Tudo junto. Uma só mitra”. A festa continua a seguir ao concerto na Sociedade Recreativa Artística Farense - Os Artistas com um dj set da banda.

A programação do mês encerra, no domingo dia 28 às 12h00, com mais um concerto promenade Era Uma Vez… Portugal! Neste concerto a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro, conduzirá as famílias numa viagem pela rota dos Descobrimentos Portugueses, com passagem pelos ritmos do Brasil e pelos aromas da Índia.

Toda a programação para o mês de fevereiro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.