Teatro das Figuras

VIVIANE É ARTISTA FIGURAS 2016

CARREIRA DA ARTISTA REVISITADA EM TRÊS CONCERTOS ÚNICOS

18 de janeiro de 2015

Em 2016 o Teatro das Figuras convida, pela primeira vez, um artista que marcará a programação desta sala de espetáculos ao logo de todo o ano. Com esta iniciativa, o Teatro das Figuras pretende dar reconhecimento a um artista com uma carreira ímpar no mundo do espetáculo, mas também dar-lhe a oportunidade de partilhar com o público os seus espetáculos mais marcantes.

Na primeira edição desta iniciativa a cantora e compositora Viviane será Artista Figuras 2016 e apresentará, no palco do Teatro das Figuras, três concertos que revisitarão as várias facetas da sua carreira, desde os tempos dos Entre Aspas, à sua carreira a solo, passando pela musa da chanson française Edith Piaf.

Foi com “enorme alegria e satisfação” que Viviane recebeu o convite para ser Artista Figuras 2016. Viviane sentiu que este convite constituía “um reconhecimento de vinte e cinco anos de carreira em que sempre dei o meu melhor para representar e prestigiar um Algarve que sempre foi a minha melhor fonte de inspiração”. Acrescenta ainda que, das suas anteriores atuações no Teatro das Figuras, guarda “excelentes recordações por terem sido noites mágicas com um público absolutamente fantástico e caloroso”.

Entre Amigos será o primeiro concerto de Viviane, que terá lugar no dia 26 de março. Neste concerto, Viviane irá fazer uma retrospetiva do início sua carreira, apresentando uma viagem musical através dos grupos e projetos em que participou: Entre Aspas, Camaleão Azul e ainda Linha da Frente.

A acompanhá-la nesta viagem estarão vários amigos convidados: a primeira e a segunda formação dos Entre Aspas, a formação do projeto Camaleão Azul, nomes destacados do atual panorama musical algarvio como Gaijas, Nome, Ludo, Mundopardo, Funkarmónica, Diogo Piçarra, Tércio Nanook e ainda os DJ´s Lord Vegan, Gijoe e Helena Isabel. A seguir ao concerto terá lugar uma “After Party” no foyer do Teatro Figuras.

Neste segundo concerto de Viviane no Teatro das Figuras como Artista Figuras 2016 a cantora e compositora irá apresentar o seu mais recente trabalho intitulado Confidências, no dia 4 de junho.

Ao longo da sua carreira a solo na última década, Viviane traçou um percurso firme e coerente, em que espelhou a sua ideia muito pessoal de uma música nova, sem fronteiras. Uma música onde fado, chanson française, jazz manouche, bossa-nova ou música latino-americana são revistos à luz de uma sensibilidade pop apurada, elegante e sofisticada.

Neste concerto, Viviane contará com a presença de vários convidados. Mafalda Arnauth, Susana Felix e Luanda Cozetti com quem Viviane partilhou em 2009 o projeto de homenagem ao poeta Ary dos Santos Rua da Saudade, entretanto extinto. Também o cantor Nuno Guerreiro, o guitarrista Custódio Castelo e ainda o Coro do Conservatório de Musica de Olhão partilharão o palco com Viviane.

Já em novembro, no dia 5, a artista encerra a sua colaboração como Artista Figuras 2016, com um percurso pelos maiores êxitos da musa da chanson française, no concerto Viviane Canta Edith Piaf.

Viviane nasceu no sul de França onde viveu e cresceu até a adolescência, ouvindo e admirando grandes nomes da música francesa de entre os quais se destaca Edith Piaf, que exerceu sem dúvida uma grande influência na sua paixão pela música e na sua decisão de enveredar por uma carreira artística.

Temas como “La vie en rose“, “Padam Padam“, “Non rien de rien”, “Sous le ciel de Paris”, “Milord” ou “Mon Dieu” entre outros, marcados por histórias de amor e tragédia, integram um espetáculo repleto de emoção, recheado de várias surpresas, em que Viviane irá conduzir o público aos longínquos anos 40-50 num ambiente bem parisiense.

Os concertos de Viviane têm o preço único de € 12,50, sendo que a assinatura dos três espetáculos tem o preço especial de € 30,00.

Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada na página de Facebook.