Teatro das Figuras

BALANÇO DO ANO 2015

O MELHOR ANO DE SEMPRE DO TEATRO DAS FIGURAS

15 de janeiro de 2015

Com dez anos completados no passado dia 1 de julho, 2015 confirma-se como o ano de afirmação do Teatro das Figuras no panorama cultural regional e nacional, tendo registado o melhor desempenho de sempre, nos dez anos de atividade deste equipamento cultural.

O Teatro das Figuras teve, no ano passado, um orçamento de € 1.045.000,00, dos quais somente um terço foi suportado pelo Município de Faro, tendo o restante montante sido gerado por receitas próprias, bem como oriundo de financiamento comunitário.

Em 2015 o Teatro das Figuras manteve uma intensa e eclética atividade artística: apresentou 132 sessões, 24 das quais com lotação esgotada, recebeu cerca de 46.000 espetadores, registando uma aumento de 18% face a 2014 e uma taxa média de ocupação de 60%, tendo em média 347 espetadores assistido a cada sessão.

A programação do Teatro das Figuras passou a estar disponível na plataforma BOL o que envolveu a implementação de um novo sistema de bilhética, com venda de bilhetes online e em pontos de venda aderentes, bem como a informatização do controlo de acessos à sala de espetáculos.

Na área técnica foram investidos € 192.000,00 em novo equipamento de som e luz, multimédia e maquinaria de cena. Procedeu-se também ao apetrechamento do Pequeno Auditório com uma bancada retrátil de 130 lugares, permitindo melhores condições de acolhimento do público que assiste a espetáculos naquela sala.

O grande destaque da programação deste ano vai para a Gala Figuras, evento que assinalou os dez anos de existência do Teatro das Figuras. Na Gala Figuras foram homenageados os dez artistas e companhias que fizeram parte do percurso deste teatro, seguido de um inesquecível concerto do pianista e compositor britânico Michael Nyman.

Mas o ano de 2015 foi feito de momentos altos. Na área da música, o Teatro das Figuras acolheu o lançamento do novo trabalho de Rodrigo Leão, apresentou um concerto contagiante da Banda do Mar e um espetáculo de António Zambujo. Também pisaram este palco Maria João e Mário Laginha, o maestro Rui Massena, Camané, assim como Katia Guerreiro e David Fonseca.

No que diz respeito a teatro apresentou as comédias Tiro e Queda protagonizada por Eduardo Madeira e João Marques, Estamos Todos? com José Pedro Gomes, os espetáculos As Marias do humorista António Raminhos e Nilton ao Vivo, bem como o monólogo Ana Bola Sem Filtro.

Já na área da dança o grande destaque foi a reposição d’ O Lago dos Cisnes pela Companhia Nacional de Bailado acompanhada ao vivo pela Orquestra Clássica do Sul (OCS). Uma experiência que ficou marcada na memória do público que acorreu em peso às duas sessões apresentadas.

Na área da música clássica a OCS foi presença habitual na programação, tendo protagonizado também mais um Ciclo de Concertos Promenade, destinados às famílias e um Ciclo de Concertos Pedagógicos destinados à comunidade escolar da região.

Ao nível da programação internacional, destaque para os concertos da consagrada cantora brasileira Adriana Calcanhotto, da criativa pianista AyseDeniz que interpretou o seu trabalho Pink Floyd Classical Concept, de Mick Harvey e da norte-americana Stacey Kent. Ainda no âmbito da programação internacional, Benjamim Clementine, protagonizou um dos momentos altos da programação do ano, com um concerto muito intenso, para uma plateia esgotada.

Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais.