Teatro das Figuras

RUI MOREIRA NO PALCO DO TEATRO DAS FIGURAS

9 de outubro de 2015

Na quarta-feira dia 7 de outubro teve lugar mais uma conferência do Ciclo de Conferências Ideias em Palco, que tem como comissário João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve

O orador convidado – Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto – debateu, no palco do Teatro das Figuras, as cidades e suas populações, numa conferência subordina ao tema Que Governança da Cidade Garante a Comunidade Viva?

Rui Moreira falou do projeto que liderou na candidatura à liderança da Câmara Municipal do Porto, composto por um grupo de pessoas que procuravam um projeto alternativo para aquela cidade. Rui Moreira assumiu que, no manifesto que o movimento que liderou apresentou aos portuenses, a Cultura assumiu papel central, porque segundo o atual Presidente “cultura são as pessoas”.

O orador deu a conhecer a forma como o município do Porto tem procurado contrariar a desertificação do centro histórico da cidade, evitando aquilo que classificou como “efeito donut”, em que os centros das cidades perdem os seus moradores para as periferias e em que, fruto da estagnação da liquidez, os movimentos de “contra-migração” (da periferia para o centro) são muito lentos.

A questão da reabilitação urbana, muito grata a Rui Moreira, que foi presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto e à qual se referiu como “um trabalho de relojoaria”, gerou grande interesse junto da audiência presente. O Presidente deu a conhecer a experiência que se vem realizando no Porto, em que se faz a reabilitação numa “lógica de quarteirões”, protegendo o mais possível populações que muitas vezes não têm capacidade financeira para manter os imóveis e procurando o mais possível trazer vida àquelas zonas nobres da cidade, evitando que estes imóveis se tornem incomportáveis para os autóctones e só acessíveis a investidores estrangeiros que não permanecem na cidade.

Com uma forte adesão do público, a conversa foi depois aberta ao público, que colocou as suas questões sobre áreas tão distintas como os poderes efetivos da autarquias, a reabilitação urbanística, fazendo um contraponto com a situação que se vive na região algarvia.

O Ciclo de Conferências Ideias em Palco é da responsabilidade do Teatro das Figuras com o apoio da Câmara Municipal de Faro, da Universidade do Algarve, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, da Etic_Algarve e da Space Invaders.

Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada na página de Facebook.