Teatro das Figuras

PROGRAMAÇÃO INTENSA E ECLÉTICA EM OUTUBRO

STACEY KENT SOBE AO PALCO DO TEATRO DAS FIGURAS

2 de outubro de 2015

No dia 3 de outubro, sábado às 18h30, a Universidade do Algarve associa-se à Orquestra Clássica do Sul, para assinalar a abertura do ano académico com a realização de um concerto com “um programa variado que levará o público a desfrutar de obras desde aberturas operísticas ao tradicional, passando pelas danças, dirigidas por John Avery”.

No dia 7 de outubro, pelas 18h00, o Ciclo de Conferências Ideias em Palco regressa ao Teatro das Figuras tendo como convidado Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, que em conjunto com o público e com a moderação do Prof. Dr. João Guerreiro, refletirá sobre Que Governança da Cidade Garante a Comunidade Viva?

No dia seguinte quinta-feira, pelas 21h30, o projeto Los Negros, Luís Conceição e Álvaro de Campos: Amor e Medo apresenta um espetáculo de rock alternativo, música experimental e performance. Segundo os artistas os “poemas de Álvaro de Campos foram a “argamassa” que ligou o rock alternativo, experimental e dramático dos Los Negros, com a música romântica e satírica de Luís Conceição”.

No sábado, dia 10 às 21h30, a Companhia de Dança do Algarve comemora o seu décimo primeiro aniversário com a uma gala dedicada à dança, com a presença de bailarinos principais e solistas de várias companhias europeias.

No dia 15, quinta-feira às 21h30, Afonso Dias e Tânia Silva, apresentam O Mar ao Fundo um trabalho construído com poesia e música de algarvios e de amantes do Mar. “O Mar ao Fundo tem o Algarve como centro e a poesia – mãe das artes e geradora dos sonhos – como bandeira. Tem composições originais, pesquisa e seleção de Afonso Dias.”

Katia Guerreiro, voz consagrada do fado, sobe ao palco do Teatro das Figuras no sábado dia 17 de outubro, às 21h30, para apresentar Até ao Fim. Conforme se pode ler na sinopse do espetáculo "Até ao Fim é um álbum de emoções. Emoções passadas, presentes e futuras. É o disco pelo qual Katia Guerreiro esperou, até garantir que o sentia no seu todo. Esperou também por todos, autores, compositores, músicos, com quem queria fazer esta viagem.”

Dando continuidade à estratégia de dinamizar o seu foyer o Teatro das Figuras, no dia 22 pelas 18h00, inaugura a exposição Vento, desta feita do fotógrafo, cineasta e editor André Príncipe e com curadoria de Nuno Faria.

Gregório Duvivier é o rosto do momento do humor brasileiro, ator consagrado pelo Porta dos Fundos, um dos fundadores originais do canal e autor principal do coletivo. Humorista e ator, mas também escritor, guionista, cronista e poeta, Gregório Duvivier venceu o prémio APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, com a peça Uma Noite na Lua e é considerado no Brasil um dos mais extraordinários talentos revelados nos últimos anos. “Uma Noite na Lua uma comédia que fala de um escritor sem um único título publicado que luta para, enfim, terminar uma peça sobre um homem solitário. A personagem intensa processa as suas ideias em cima de um palco e vive atormentado pela recordação de Berenice, sua ex-mulher.”

No sábado, dia 24 às 21h30, o Coral Ossónoba apresenta mais uma gala O Sonho da Música que contará com a participação especial do cantor lírico Carlos Guilherme.

Por ocasião do décimo aniversário da assinatura da Convenção Quadro do Conselho da Europa Relativa ao Valor do Património Cultural para a Sociedade, conhecida como Convenção de Faro, a Câmara Municipal de Faro, a Universidade do Algarve, o Centro Nacional de Cultura e o Teatro das Figuras organizam a conferência internacional Património Cultural, Conhecimento e Cidadania – Cultural Heritage, Knowledge and Citizenship, que se realizará no dia 27 de outubro no Teatro das Figuras. Esta conferência terá como oradores Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura, Pierre Paquet, Inspetor-geral do Património da Região da Valónia (Bélgica), para além de destacados conferencistas internacionais, distribuídos em dois painéis: Património e Conhecimento e Capitais Europeias da Cultura.

No dia 29, às 21h30, o Teatro DoisMaisUm interpreta Frente a Frente – Que Revolução Não Aconteceu na Revolução? Uma peça que reflete sobre o momento da revolução e sobre os tempos conturbados que vivemos hoje e que nos colocam perante a questão “Que Revolução não aconteceu na Revolução?”

A programação do mês de outubro encerra da melhor maneira com um concerto da norte-americana Stacey Kent, uma das mais aclamadas vozes do jazz da atualidade. “Após os espetáculos de 2013, onde, mais uma vez, se apresentou perante plateias esgotadas por um público que tanto a acarinha e que se deixa divagar ao som da melancolia deste inesquecível e poético espetáculo, Stacey Kent regressa ao nosso país”.

Toda a programação para o mês de outubro, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível no sítio da internet www.teatrodasfiguras.pt e é regularmente disponibilizada nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.