Teatro das Figuras

FESTIVAL F 2015

EM SETEMBRO A MÚSICA PORTUGUESA INVADE VILA ADENTRO

13 julho 2015

A Vila Adentro, zona histórica da cidade de Faro, prepara-se para receber, nos dias 4 e 5 de setembro, os nomes emergentes da música portuguesa, artes plásticas, street food, artesanato, cinema e animação de rua, naquela que será a segunda edição do Festival F.

O Festival F surgiu por iniciativa do Município de Faro e do Teatro Municipal de Faro, S.M. com a intenção de afirmar Faro, como local privilegiado para a realização de um festival de verão, com capacidade para se afirmar no panorama nacional. A opção pela zona histórica da Vila Adentro não deixou margem para dúvidas devido ao seu inegável charme e envolvência patrimonial.

O conceito artístico do Festival F assenta na opção por intérpretes portugueses, com a preocupação de trazer ao Festival músicos emergentes da música nacional, mas também as bandas e intérpretes locais e regionais, que têm cada vez maior expressão e que tornam o panorama musical da região profícuo e estimulante.

Esta foi a receita de sucesso para uma primeira edição, que excedeu todas as expectativas da organização, em número de visitantes, em exposição mediática e muito particularmente no retorno que recebeu de quem esteve presente, ficando claro o potencial para evoluir e se afirmar no panorama nacional. A qualidade do festival foi também reconhecida pela Europe Festivals Association, que após um processo de avalização distinguiu o Festival F com o selo EFFE - Europe for Festivals, Festivals for Europe

As novidades para a edição e 2015 são muitas, desde logo pelos palcos pelos quais se distribuirão as atuações dos músicos e bandas. Aos palcos D. Afonso III, Museu, Quintalão e Castelo, juntam-se agora o País das Maravilhas, local emblemático onde se realizaram as primeiras edições da Semana Académica da Universidade do Algarve e o renovado Espaço Q.

A segunda edição do Festival F traz muitas mais razões para não perder estes dois dias de festa da música portuguesa em Faro. As artes plásticas farão parte do programa, com três exposições na Fabrica da Cerveja, Adega do Castelo e Galeria Trem. Para além do artesanato de autor, que marcará presença, em colaboração com o Palácio do Tenente, a comida de rua será uma aposta forte com a realização simultânea do primeiro festival de street food de Faro.

Também o cinema fará parte do programa deste festival com a realização de sessões de cinema ao ar livre, no renovado Espaço Q, dinamizado pelo Cineclube de Faro e associações culturais de Faro.

Os mais pequenos também terão um programa especialmente concebido para eles, com o novo Baby F, que permitirá aos filhos desfrutar de atividades especialmente pensadas para crianças e aos pais aproveitar em pleno o Festival F.