Teatro das Figuras

DEZ ANOS AO SERVIÇO DA ARTE E DA CULTURA

ANIVERSÁRIO DO TEATRO DAS FIGURAS

2 de Julho de 2015

O Teatro das Figuras assinalou ontem o seu décimo aniversário, com dois dias de comemoração, que tiverem como momento alto, a Gala Figuras, realizada na passada terça-feira, 30 de junho.

Na Gala Figuras, apresentada pela atriz Filomena Cautela, o Teatro das Figuras distinguiu com os Prémios Figuras os dez artistas, companhias e produtoras que marcaram a atividade desta sala de espetáculos e que fizeram parte do seu percurso.

Foram distinguidas com o Prémio Figuras o Cineclube de Faro, o Folkfaro – Folclore Internacional Cidade de Faro, a Companhia de Dança do Algarve, a Orquestra Clássica do Sul, a Rede Movimenta-te – Trajectórias de Programação Cultural em Rede, a produtora UGURU, o artista brasileiro Tom Zé, o ator Diogo Infante, a Companhia Nacional de Bailado e o músico Rodrigo Leão.

Os prémios foram entregues pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, pelo Diretor Delegado do teatro, Joaquim Guerreiro, pelo executivo da Câmara Municipal de Faro e pelo seu Presidente, Rogério Bacalhau, que no discurso de abertura da Gala Figuras enalteceu o trabalho realizado nestes dez anos de atividade e evocou a memória de António Rosa Mendes, personalidade incontornável da cultura algarvia e presidente da estrutura de missão de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005, no âmbito da qual foi inaugurado o Teatro das Figuras.

Na Gala Figuras, o público, que encheu a sala para ouvir Michael Nyman, teve a oportunidade de apreciar ao vivo o trabalho sublime de um dos compositores mais inovadores da atualidade, considerado um dos ícones culturais mais fascinantes e influentes de nosso tempo. Michael Nyman interpretou algumas das peças mais marcantes da sua carreira, entre os quais é impossível não destacar os temas da banda sonora do filme O Piano.

As celebrações do aniversário estenderam-se ao dia seguinte, 1 de julho e encerraram com um DJ set de Xinobi, que a partir das 22h00 transformou o foyer do Teatro das Figuras numa improvável pista de dança, na qual o público pode desfrutar deste espaço de uma forma muito diversa da habitual e na qual ainda foi possível cantar os parabéns ao Teatro das Figuras e partilhar o seu bolo de aniversário.

Parabéns ao Teatro das Figuras. Venham mais dez!